Raios de Vivência











{setembro 27, 2009}   GRUPOS OU EQUIPES DE TRABALHO?

foto_equipesAo observar a maneira como as pessoas entendem os grupos ou as equipes de trabalho no dia a dia, pude perceber que as pessoas têm feito cada dia mais o seu papel, apenas isto já lhes basta. Não procura, não ajuda, não cria. Apenas cumpre ordens individualmente separando as tarefas como partes incomuns, esquecendo que aquela partezinha faz parte de um todo. Algumas situações presentes dentro do âmbito escolar me intrigaram, me fizeram lembrar da época de faculdade, onde equipe era como um corpo. Um necessitava do outro para crescer junto! Sem egoísmo, sem individualidade, sem preconceitos, sem ganância pela fama. Éramos visto como um todo, onde cada um tinha sua função, e uma complementava a outra. As diferenças eram respeitadas, as experiências trocadas, o crescimento de todos era fundamental! Não sei se estou errada ao escrever isto, porém, vejo que esse “senso” de compartilhar e de auxiliar as pessoas têm se perdido. O que vamos ganhar com tal trabalho… Mérito pessoal? Penso que uma equipe que cresce torna-se mais rica do que aquele que cresce sozinho! Sabe por quê? Porque ele não trocou experiências, ele não se envolveu, ele não viu o outro lado das coisas. Ele apenas teve sua visão sobre o assunto e executou mecanicamente.

E você… prefere o que? Trabalhar em grupo ou ter uma equipe?

 E com as crianças? É diferente?

“UM GRUPO É MUITO MAIS DO QUE AJUNTAR CARTEIRAS OU ESTAR JUNTO À ALGUÉM. VAI ALÉM DA DIVISÃO DE TAREFAS E MAIS AINDA NA EXECUÇÃO DELAS. ESSES CONCEITOS NOS FAZEM CRESCER, AJUDANDO NA PERCEPÇÃO DE QUEM SOMOS NÓS NOS DIFERENTES GRUPOS, SEMPRE CONSIDERANDO QUEM É O OUTRO.” (Erika Ramos e Ana Paula Mota em Trabalho de conclusão de curso de Pedagogia)

Definições esclarecedoras…

GRUPO  gru.po sm (ital gruppo, do germ) 1 Certo número de pessoas reunidas. 2 Sociol Conjunto de pessoas que têm os mesmos sentimentos, representações e juízos de valor e apresentam os mesmos tipos de comportamento. 3 Pequena associação. 4 Reunião de objetos formando um todo distinto.

EQUIPE  e.qui.pe sf (fr équipe) 1 Conjunto de dois ou mais indivíduos que, juntos, tomam parte em uma competição esportiva.

  



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

et cetera
%d blogueiros gostam disto: