Raios de Vivência











{setembro 3, 2007}   ONDE ESTÃO OS VALORES DA INFÂNCIA?

pae060301.jpg

BRINCADEIRA DE CRIANÇA

COMO É BOM LEMBRAR…

PIPA, PIÃO, CARRINHO DE ROLEMÃ

FÁCIL DE CONFECCIONAR

MENINAS COM SUAS BONECAS

SIMULANDO SENHORAS DO LAR

MENINOS EM SEUS VÍDEO-GAMES

PULANDO, GRITANDO E SEMPRE A BRINCAR…

COMO É BOM LEMBRAR DESTA INFÂNCIA,

QUE NUNCA MAIS VAI VOLTAR…

Esta poesia foi feita no nosso primeiro projeto do primeiro ano de pedagogia… Marcante, não?!?!

Como nossas brincadeiras!!!

Ao reler pensei comigo: Por que as crianças não brincam mais como antigamente? Por que estão tão ligadas aos vídeos-game, computadores? Como resgatar esses valores que muitas vezes são esquecidos?

O intuito deste post é resgatar brincadeiras do “BAÚ DA VOVÓ”, isto é, coloquem suas opiniões e posteriormente a brincadeira que vocês mais gostavam em sua infância!

Ana Paula Mota



liliane says:

Muito legal a poesia …. e infelizmente as crianças não brincam mais como as brincadeiras da vovó…. pois ja brinquei muito disso e não me arrependo…. as minhas brincadeiras prediletas eram : amarelinha, corda entre outrsa sitadas na poesia….
bju



Oi meninas!! É muito bom lembrar da infância, dos momentos de brincadeiras, quando nós não tinhamos responsabilidades de gente grande…rs! Eu brincava muitooooo!! Eu tenho 2 irmãos, juntos nós brincavamos de várias coisas… a gente montava uma cidade, eles com seus carrinhos, posto de gasolina, e eu com as minhas bonecas, cabelereiro, cozinha…era muito legal! Eu amava brincar de elástico (aqueles de pular, que tinha que brincar com mais 2 pessoas), com a bicicleta nós andávamos e um tinha que ficar no pedágio. Eu lembro que andava de bike na praia com meus irmãos e primos, era muito divertido!
Gostava de trocar papéis de carta com minhas amigas, de brincar de barbie com minhas primas, de cabana (amava ter cabanas com coisas dentro!), brinquei muito de pega pega com amigos e minha doguinha… nossa foi muita brincadeira!! Eu curti com todas as palavras a minha infância! Eu tenho saudades!
Mando uma mensagem para as crianças: Vale a pena brincar de verdade!!!
Luciana Raspa



Meninas!! Coloquem aí na mensagem de cima o meu nome: Luciana Raspa!! beijosssssssss! Até a próxima!



Sabrina says:

pular elástico, pular corda, policia e ladrão, esconde esconde….e por aí vai…



Sheila says:

Eh como passa rápido neah!?
Viramos adultos tão rápido, pq naum aproveitar a infancia!
Bjooo
Sheila



Carolina says:

policia e ladrao , pega pega, esconde esconde, roba bandeira, gato mia e outras coisas
carolina(prima da ana)



Naty says:

É Ana, as coisas são assim mesmo. A evolução está por todas as partes, e só quem viveu essa fase de brincar na rua com os amigos sabe o quanto foi bom. As estruturas das famílias e da nossa cidade já não permitem tanta liberdade quanto antigamente.
Mas relembrar, é reviver não é? rs
Parabéns pelo texto!
Beijos!



Nadir says:

Uma das coisas mais prazerosas é ver uma criança brincar. Mas brincar, mesmo! Vivenciando fantasias, estimulando a imaginação, criando… Eu tive uma infância maravilhosa! Interior, pé no chão, enxurrada, pipas, bonecas de pano feitas pela minha mãe. Latinhas aproveitadas pelo meu avô que viravam lindas panelinhas. Casas em cima de árvores, aprendendo a andar de bicicleta(uma para 7 irmãos!!!). Tudo era divertido e feliz! Ah, se eu fosse o Peter Pan, nunca teria crescido!!!!Rs…



raiosdevivencia says:

É verdade as brincadeiras são instrumentos valiosissimos e não há necessidade de brinquedos bem elaborados ou caros, o pode de criação da criação é bem mais amplo do que supomos e sucatas como latinhas que o vô de Nadir transformava em panelinhas são horas de diversão garantida!
Afinal o que mais vale não é o valor do brinquedo, mas a qualidade da brincadeira que atribuímos a ele!
Muito obrigada pela participação de vocês!
Erika Ramos



raiosdevivencia says:

OLÁ PESSOAL…. OBRIGADA POR COMPARECER EM NOSSO BLOG!!!
FICAMOS MUITO FELIZES COM OS COMENTÁRIOS!!!!!

SHEILA: Realmente…. Nossa infância passa tão rápido e muitas vezes deixamos de aproveitá-la!!! Acho que a maior dica para todas as crianças é: APROVEITEM O MÁXIMO QUE PUDEREM!!!!!

CAROLZINHA: Brinque muito!!!! Crie brincadeiras novas e nunca perca a essência que existe em você!!!

NATY: Infelizmente as crianças de hoje não têm a mesma liberdade por conta da violência existente (e tão frequente), mas, nada as impede de brincar, criar e reviver!!!

PROFESSORA NADIR: Brincar é algo muito importante em nossa vida!!! pelo prazer, pela imaginação…. a vontade de criar e renovar!!! Acho que o mais interessante é quando podemos criar um brinquedo novo!!! O que anda meio escasso nesse mundo!!! tudo é muito pronto… Não há o gostinho de criar!!! Eu particularmente confecciono com meus alunos alguns brinquedos com sucatas!!! eles adoram!!!!

Beijos à todas…..
Ana Paula Mota



Flávia Mendes says:

Noooooossaaaa… Que bacana essa poesia… Ela nos faz voltar à infância… Qua gostoso lembrar… Eu aproveitei muito… Antes de começar a escola, passei boa parte do tempo na minha casa da praia… Eu tinha uma tia que fazia festas para as bonecas… A gente saia para colher flores, minha tia fazia vestidos novos pra Susi (minha boneca), fazia bolo, salgadinhos, lanchinhos… Hummmmm… Tudo uma delícia… Eu, minhas irmãs e minha prima nos divertíamos muito… Depois começou a escola e íamos à praia apenas nas férias de janeiro… Reencontrava meus amigos de praia e brincava bastante… Nossa diversão era: volei na praia e às vezes na rua em frente de casa; esconde-esconde; futebol; taco; malha (já jogaram isso??? É jogo da 3ª idade… rsrsrrsrs… Mas a gente se divertia tb…)…
Eram tantas as brincadeiras… Bons tempos!!!
Meninas, obrigada por me proporcionar a possibilidade de relembrar todas essas coisas…
Beijão… Flávia Mendes.



raiosdevivencia says:

FLÁVIA…
É MUITO BOM LEMBRAR DA NOSSA INFÂNCIA, NÃO É?!
MUITA DIVERSÃO, BRINCADEIRAS DIFERENCIADAS, MUITA RISADA…
PENA QUE NÃO PODEMOS VOLTAR O TEMPO…
OBRIGADA PELA SUA CONTRIBUIÇÃO!!!!
BEIJOS….
ANA PAULA MOTA



Cibele says:

Oi mnas!!!

Lendo o que vcs escreveram, realmente passa mto rápido e dá mtas saudades daquele tempo. Antigamente brincávamos nas ruas, hj em dia é cada vez mais raro ver uma criança brincar na rua, devido a violência. Creio que o pessoal da nossa idade foram uma das últimas gerações que teve uma infância, podemos dizer, inocente. Hj as crianças tem acesso há muitas informações, e acabam tornando-se em miniatura de homens. Já sã cobradas desde pequenas, e na nossa época não tínhamos tantas cobranças.

Adorava brincar de barra mantega, queimada, polícia e ladrão… nossa mtas brincadeiras que acredito que algumas delas, as crianças nem sabe como se brinca… coisa que é uma pena.

bjinhos



raiosdevivencia says:

Oi Cibele!
Puxa, você trouxe a conversa uma questão inportante: a infância… Eu concordo quando diz que nossa geração foi uma das últimas que aproveitou!
As coisas caminham de uma maneira tão rápida que assusta a gente , mas nossa geração também assustou nossos pais. Talvez seja uma questão de ponto de vista, pra eles certamente vai ser natural e vamos ser os famosos bregas e caretas rs!
Bjos!



Margareth França says:

Crescemos, a vida passa mas a infância fica marcada.É só fazer uma pausa na correria do dia a dia , para vir em mente
as coisas boas e simples que tanto marcaram minha infância.
Adorava brincar de roda na calçada, de assistir “Perdidos no espaço”,brincar de boneca e fazer comidinha para elas(é claro que quem comia era EU!!!)Tudo muito simples e com muita inocência. Brincavamos muito na calçada e não tinha perigo algum!!!!Ah!!!Que tempo bom!!!Quanta alegria no natal na espera do papai noel!!! O tempo passou e a felicidade de ter momentos ricos para lembrar!!!
Fica aqui registrada minha infância alegre e agradecida
por me fazer voltar um pouquinho no tempo e partilhar com vocês dessa emoção!!!
Muuuuuuitos beijosssss para essa doce menina e para essa familia linda que é da Ana Paula.
Obrigada
Maggie



raiosdevivencia says:

OLÁ PROFESSORA MARGARETH!!!
PRIMEIRAMENTE MUITO OBRIGADA POR DEIXAR SUA CONTRIBUIÇÃO!!!
É SEMPRE MUITO BOM RELEMBRAR NOSSA INFÂNCIA… OS MOMENTOS DE ALEGRIAS, DE DIFICULDADES ENFRENTADAS NESTA FAIXA ETÁRIA, NÃO???
TAMBÉM TIVE UMA INFÂNCIA MARAVILHOSA!!! BRINQUEI MUITO, DANCEI, PULEI, CORRI DESCALÇA NA RUA… MUITAS EMOÇÕES…
AGRADEÇO À VOCÊ POR BOA PARTE DA MINHA INFÂNCIA, POR ME TRANSMITIR CONHECIMENTOS E ME AJUDAR A REFLETIR EM TODOS OS MOMENTOS DELA!
VOCÊS (PROFESSORAS DO SANTA MARIA) SÃO EXEMPLOS DE CUMPLICIDADE, CORAGEM E DEDICAÇÃO!!! AMO VOCÊS!!!
BEIJOS…
ANA PAULA MOTA



Catarina says:

Realmente esse tempo não vai mais voltar…Mas devemos nós como professoras, orientar as crianças da nova geração, à brincarem e se divertirem com brinquedos ou brincadeiras que não necessitam de muitos materiais (pilha ou batéria), mas que com um simples material pode-se criar,fantasiar e vivenciarem situações ricas para sua vida…Acredito que é isso que as crianças precisam para crescerem felizes…Como eu e boa parte das pessoas foram!!
Obrigada, um bjo
Catarina



raiosdevivencia says:

OLÁ CATY…
OBRIGADA POR COMPARECER!
NÓS COMO PROFESSORAS TEMOS EM NOSSAS MÃOS O DEVER DE ORIENTAR SEMPRE!!!
É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA QUE A CRIANÇA SEJA ESTIMULADA A PENSAR E A CRIAR, ASSIM A PARTIR DE SUAS VIVÊNCIAS SÃO CRIADOS VALORES QUE JAMAIS SERÃO ESQUECIDOS!!!!
BJINHUS….
ANA



minha infância, mas lembro que nos pegávamos duas latas de leite ninho e fazíamos um furo na parte de cima e amara vamos um barbante de um lado para a outra lata e andávamos como se fossem saltos altos, era muito engraçado, chamávamos de pé pé.beijos



Aqui nós daremos dicas de algumas brincadeiras e suas regras, como cantigas de roda populares, brincadeiras de roda divertidas e desenhos para colorir.
brincava: Amarelinha, queimado, garrafão ou outra?!? Qual?!?
Amarelinha; chicotinho queimado; bambolê; bilboquê; queimada; Elefantinho colorido; Brincaderas de roda; passa anel; pega-pega; esconde-esconde; guisadinho; pula corda; ordem, sem lugar, sem rir, sem parar (com bola); carrinho de rolimã; cantigas (Eu sou pobre, pobre, pobre…, samba lelê, Itororô, atirei o pau no gato, ciranda, você gosta de mim), quatro cantos; rouba-bandeira; foca de forno; caiu no poço; etc.

Brinquei disso tudo e muito mais, é só ter tempo de lembrar que aparece um tantão de outras coisas, fora as que ficaram perdidas no tempo, mas existem.

Ah! lembrei das fazendinhas com boizinhos de manga e dos bonequinhos com o caroço da manga depois de bem limpo e seco ao sol, além dos bolinhos de lama e castelos de areia.Amarelinha, que saudade! Nem lembrava do nome dessa brincadeira. Tinha outra com trouxinhas de pano e arroz dentro, não lembro o nome, mas era basicamente uma “capoeira” com aquelas trouxinhas de pano com arroz dentro, se utilizava as mãos para brincar com elas. E casinha, banho na boneca…
Tinha aquela tb… passa, passará, quem detrás ficará…

Eu brincava de pular elástico no colégio. Era uma febre. Todas as meninas levavam o elástico para a gente pular na hora do recreio. Tinham muitas manobras diferentes de se pular o elástico, eu era uma puladora de elástico bem criativa, inventava outras manobras.
Eita tempo bão sô……eu brinquei de tudo isso aí e muito mais!! Lenço atrás, Passa anel, Pular corda,Bambolê (que era bem melhor que esses de hoje), Pula na mula, Rodar pneu de bicicleta, Rodar roda de carrinho de feira com um cabo de vassoura e um ferrinho, Pega-pega, Esconde-esconde………………………. Quanto espaço pra fazer tudo isso!!…..ai é melhor parar que já tô quase chorando aqui…minha infância, mas lembro que nos pegávamos duas latas de leite ninho e fazíamos um furo na parte de cima e amara vamos um barbante de um lado para a outra lata e andávamos como se fossem saltos altos, era muito engraçado, chamávamos de pé pé.beijos



Deixe uma resposta

et cetera
